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PROFESSOR JULIERME SILVA

BOXE-CHINÊS

KUNG FU 

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KUNG FU
KUNG FU

 

A HISTÓRIA DO ESTILO WU ZU QUAN

É um dos estilos mais populares de kung-fu, da província de fukien, china. O estilo é conhecido por ngo cho kun em dialeto fukines. Em dialéto oficial mandarim, o estilo é conhecido por wu zu quan, cuja pronuncia em português é “u tsu tchien”. De grande orgulho da província de fukien, wu zu quan, espalhou-se para outros países da ásia incluindo malásia, singapura, vietinan, burma, indonésia, filipinas, japão e hong-kong . No Brasil o wu zu quan foi trazido e difundido pelo sifu filipino greg tan.
Simples, direto e mortal, o estilo secreto wu zu quan tem como meta, desenvolver no atleta, o “corpo de ferro”, que é conseguido através do treinamento do kati “sam chien”. Além de dar ênfase às técnicas duras e suaves. Também acredita-se que ele tenha sido a origem dos sistemas de karatê de okinawa goju-ryu e uechi-ryu
o wu zu quan, foi criado pelo sijo chua giok beng (em dialeto fukines) ou tsai yi ming ( dialeto oficial mandarim), também conhecido como i-ho, e pan be ho, nascido em 1853, em fukien, nos anos de declínio da dinastia ching (1664-1911). Ele viveu no vilarejo de pan be. A algumas milhas da cidade de chuan-chiu. Filho de família rica. Seus pais contrataram o venerado mestre da província de honan, cujo nome é ho yang, para ensiná-lo kung-fu. Com a morte de seu mestre, giok beng levou seus restos mortais para sua terra natal em honan. Em sua viagem de volta, ele vagou pro 10 longos anos em busca de técnicas, praticando e combinado-as até criar um estilo composto de kung-fu, o qual ele considerou a perfeita arte de luta. Este é o wu zu quan, ou, “punho dos cinco ancestrais”.
Giok beng combinou técnicas distintas de cinco estilos.
Pe ho (garça branca de fukien) técnicas de mãos e braços, geralmente baseadas nos movimentos das asas da garça;
kao kun (boxe do macaco) técnicas evasivas, tais como pulos, esquivas, agachamentos e rasteiras, além de golpes com as palmas das mãos;
tai-cho (boxe do grande ancestral) recebeu esta nome por sung tai cho, primeiro imperador da dinastia sung; ele praticou um sistema que utilizava-se de muitos saltos, varreduras e tesouras, seguidos de ataques de pernas.
Lo han (boxe do budismo interno) é um estilo interno de kung-fu, confiando nos passos curtos, que servem como básico para o trabalho de pernas do estilo wu zu quan. É também conhecido como a forma original do boxe shaolin.

Tat chun (boxe de tamo) forma a base de treinamento de veste de ferro do estilo wu zu quan. O monge indiano tamo introduziu as “mudanças clássicas dos músculos, e os exercícios de lavagem de medula”, para os condicionarem corpo do praticante de wu zu quan.
Em seus últimos anos de vida, giok beng, tornou-se um nômade, vestindo sempre um roupão azul velho e rasgado, mesmo ganhando roupa de seus alunos, mais tarde forma descobrir que ele doava-as todas. Giok beng desfez-se de todo o sei materialismo e oferecendo tudo o que tinha a instituições de caridade, tornou-se filantrópico. Chua giok beng (tsai yu ming) e seu ngo cho kun (wu zu quan).

 

 

 

 

PARTE I 

A HISTÓRIA DO SIJO CHUA GIOK BENG

O fundador do wu zu chuan ou  ngo cho kun, segundo o mestre alexander l. Co e mestre bonifacio lim, são o famoso sijo chua giok beng, que veio de chuan chiu durante a dinastia ching. Ele era um nativo da vila pan be, da prefeitura de chin kang. Antes de se tornar o criador de um estilo de artes marciais, beng já era famoso como mestre de kung-fu, por todas as cinco prefeituras de chuan chiu. Pessoas o chamavam de pan be ho (garça de pan be). Depois que ele se tornou um oficial, todos passaram a chamá-lo beng lo (venerado lo)
quando jovem era galante, gostava muito de kung-fu. Ele fez amizade com mestres de estilos do norte e do sul. Como resultado de seu treinamento, em pouco tempo ele já tinha gastado sua fortuna deixada para ele por seu pai. Depois de 10 longos anos de viagem em redor do país, ele aprendeu diferentes estilos com mestres renomeados, a onde quer que fique sabendo a respeito de um bom mestre, lá estava ele para receber instruções. Assim beng tornou-se especialista em kung-fu do norte e do sul. Depois disto ele misturou seus conhecimentos e fundou o famoso ngo cho kun.
Beng também era especialista em palma de ferro (ti sha chiong) e corpo leve (kin gung), por isso conceguia saltar por cima de uma casa de dois andares com toda a facilidade. Isto lhe rendeu o apelido de pan be ho. Todos que tinham uma especifica habilidade em kung-fu era bem vindos e convidados a hospedarem em sua casa. A casa de beng não tinha portas, so janelas... Qualquer pessoa que tivesse habilidade para pular do chao a janela do segundo andar de sua casa, era recebido com honras de convidado.

Shaolin

Significa jovem floresta que era o nome de cinco templos

Os templos

Havia 5 templos principais no ápice da ordem shaolin, embora raramente esses templos estivessem ativos ao mesmo tempo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTE I

 

 

 

Honan:este é “o” templo shaolin visto nos filmes chineses de kf, e o retratado na série de kung fu da tv abc nos anos 1970. As dependências físicas localizadas em loyang, uma pequena cidade montanhesa no sudoeste de beijing, foi restaurado pelo governo chinês no meio dos anos 1970 (o templo foi destruído como resultado da rebelião dos boxers de 1901, mas não provavelmente antes do final dos anos 1920) e subseqüentemente se tornou uma meca do turismo e das artes marciais. A maioria dos “monges” residentes são atores similares às pessoas que você encontraria na williamsburgo colonial e outros lugares históricos. Durante a maior parte de sua história o templo de henan foi a moradia dos mais experientes monges da ordem shaolin.

Fukien: provavelmente foi construído ao mesmo tempo que o templo de henan, mas originalmente foi o principal templo budista até o começo do séc. Xv. Esse templo foi integrado à ordem shaolin por volta de 650 d.c.. Maior do que o templo de henan, fukien serviu como “quartel-general” nos momentos em que henan estava destruído ou sob ameaça. Os estilos do sul do louva-a-deus, da serpente, do dragão e wing chun foram todos desenvolvidos no templo de fukien ou por seus mestres. O templo foi queimado durante a rebelião boxer e seus restos foram descobertos no começo dos anos 1980.

Kwang-tung: templo da serpente que ensinou muitos grandes guerreiros nos estilos do sul. O templo foi construído como um templo shaolin no final do séc. Xvi em uma área montanhosa com vista para o oceano perto de xangai. Esse templo cantonês ficava perto de fukien (aproximadamente 240 kilômetros a sudoeste), e originou muitos estilos do sul como choy li fut e o dragão (os estilos eram freqüentemente originados em um lugar e modificados em outros).  Foi bombardeado durante a guerra civil que se seguiu à rebelião dos boxers.

Wu-tang: templo do tigre. Localizado perto da cidade de wutang. Foi construído numa área instável politicamente (perto da manchúria e da península coreana). Provavelmente

PARTE I 

é o templo que mais se envolveu nos eventos temporais, e conseqüentemente era freqüentemente assediado por um exército ou outro. Monges mercenários, incluindo bok lei, hung si kuan e bok mei vieram de wutang, mudando eventualmente apara henan (e portanto envolvendo a ordem shaolin em incursões políticas maiores). É um templo muito antigo, integrado à ordem shaolin por volta de 800 d.c.

O mei shan: (literalmente “a grande montanha”) templo do norte com grande biblioteca e predominância nos estudos medicinais. Esse templo era localizado numa área inacessível da província de szechuan e importava monges como muitos institutos de pesquisa de hoje. O templo era muito antigo, provavelmente de origem taoísta. Foi integrado à ordem shaolin por volta de 1500 d.c.. O templo mantinha contato íntimo com o tibet. É o templo da garça, que foi uma grande “escola” de medicina por quatro séculos com bibliotecas cheias de tomos originários do oriente e do ocidente. As construções eram usadas para a prática de artilharia pelos exércitos tanto de shang kai shek quanto de mão tze tung, mas foi restaurado no começo dos anos 1970. Hoje o templo serve como quartel-general do centro de serviços de conservação para a floresta de bambu.

Os quatro primeiros templos marcavam no antebraço a ferro quente o tigre e o dragão nos braços esquerdo e direito respectivamente de seus monges. O templo o mei shan tinha o louva-a-deus e a garça nos antebraços direito e esquerdo

PARTE I 

KUNG FU

Kung fu – signifca tempo de habilidade kung = trabalho e Fu = Homen é um sistema de luta desenvolvido na china. Seus estilos surgiram das observações dos animais e também através de outras metodologias. Porém, ninguém sabe ao certo quando surgiu. Embora muitas pessoas acreditam que ele tem mais de 4.000 anos, a verdade é que ele mal chega a 1000 anos. A verdade nele continua nova porque, vai se adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.

A história do kung fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de kung fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar.

PARTE I 

A lenda de bodidharma

Durante as dinastias do norte e do sul, o principal regime começou a atacar a área central da china, e a ordem social foi rompida. Isto criou um crescente interesse no estudo religioso. Em conseqüência, muitas figuras religiosas entraram no país. Uma, em particular, foi bodhidharma. Bodhidharma é uma figura obscura na história do budismo. As fontes mais fiéis para nosso conhecimento são biographies of the high priests (biografias dos altos sacerdotes) do sacerdote taoh-suan (654 d.c.) e the records of the

PARTE  I I 

transmission of the lamp (os registros da transmissão da fonte de luz espiritual) do sacerdote tao-yuan (1004 d.c.).

Apesar destas fontes aparentemente autênticas, os modernos estudiosos ou têm sido relutantes em aceitar qualquer versão da existência de bodhidharma ou afirmam que bodhidharma é uma lenda. Muitos historiadores budistas, contudo, denominaram bodhidharma o 28º patriarca do budismo, dando provas de sua existência.

Bodhidharma (também conhecido como ta mo, dharuma e daruma taishi) foi o terceiro filho do rei sugandha do sul da índia, foi um membro dos kshatriya, ou casta guerreira, e passou sua infância em conjeeveram (também kanchipuram ou kancheepuram), a pequena província budista do sul de madras. Ele recebeu seu treinamento em meditação budista do mestre prajnatara, que foi responsável pela mudança do nome do jovem discípulo de bodhitara para bodhidharma.

Bodhidharma foi um excelente discípulo e logo se sobressaiu entre os colegas. Na meia-idade já era considerado um mestre budista. Quando prajnatara morreu, bodhidharma zarpou para a china. Duas razões existem para isso: foi um desejo de seu mestre, prajnatara, no leito de morte; ou bodhidharma ouviu falar dos religiosos na china e se entristeceu com o declínio da verdadeira filosofia budista lá.

Os relatos das atividades de bodhidharma na china variam consideravelmente. O livro biografias dos altos sacerdotes, de tao-hsuan, afirma que bodhidharma chegou à china durante a dinastia sung (420-479 d.c.) e as dinastias do norte e do sul (420-581 d.c.) e mais tarde viajou para o norte para o reino de wei. Mas a data tradicional dada para a entrada de bodhidharma, segundo o livro biografias dos altos sacerdotes de tao-hsuan que foi preciso em colocá-lo no templo yung-ning em lo-yang em 520 d.c. o livro ainda afirma posteriormente que um noviço budista chamado seng-fu juntou-se aos seguidores de bodhidharma, foi ordenado por bodhidharma e então viajou para o sul da china, onde morreu com a idade de 61 anos. Um simples cálculo matemático nos diz que se seng-fu estava de fato com 61 anos em 524 d.c. e possuíra a idade mínima aceitável para ordenação (20 anos), teria estado com 20 anos em 483 d.c., colocando o monge indiano na china mais cedo do que a data tradicional.

Uma variação no tema acima, encontrada em os resgistros da transmissão da fonte de luz espiritual, situa bodhidharma em cantão em 527 d.c. após passar algum tempo lá, ele viajou para o norte, encontrando o imperador wu da dinastia liang (502-557 d.c.) em ching-ling (agora nanquim). Quando wu viu bodhidharma (diz a lenda), ele lhe perguntou: "eu trouxe as escrituras de seu país para o meu. Construí templos de grande beleza e fiz com que todos abaixo de mim aprendessem as grandes doutrinas budistas. Que recompensas eu receberei na próxima vida por isso?"bodhidharma replicou: "nenhuma!" (referindo-se à crença budista de que se você fizer alguma coisa esperando recompensa, pode esperar nada).o rei ficou tão furioso que baniu bodhidharma do palácio. Bodhidharma novamente se dirigiu para o norte.

Viajou para a província honan atravessando o rio yuang-tse (diz a lenda) num bambu. Estabeleceu-se no monastério shaolin (também chamado sil-lum) no monte shao-shih nas mostanhas sung. Depois de chegar ao templo shaolin, ele meditou em frente a uma parede por nove anos. Em sua meditação, fundou o budismo ch'an. A lenda diz que além de formar o ch'an, bodhidharma também fundou o kung fu. Contudo, vimos que o kung fu já existia com muitos nomes diferentes por toda a história da china.

PARTE I I

É mais provável que, sendo um mosteiro, shaolin abrigasse muitos fugitivos da justiça, fugitivos que eram também guerreiros hábeis tornavam-se monges. Contudo, acredita-se que bodhidharma tenha fundado uma série de exercícios que ajudavam a unir a mente e o corpo - exercícios que os monges guerreiros achavam benéficos a seu treinamento. Dois famosos clássicos, sinew change classic e washing marrow são tidos como escritos por bodhidharma ou seus seguidores baseados em seus ensinamentos. Destes clássicos vieram empregos da luta na forma do punho de pedra e das 18 mãos de lohan. Durante esta época, as artes marciais da china separaram-se em duas formas distintas: boxe interno (nei-chia) e boxe externo (wai-chia).

O estilo shaolin de kung fu começou sua segunda transição durante a dinastia yuan (1206-1333 d.c.), quando um monge chamado chueh yuan (também chamado hung yun szu) aperfeiçoou o sistema para reunir 72 formas ou técnicas. Mais tarde, os 72 movimentos foram estudados por pai yu-feng e li cheng da província shansi. Além dos métodos de chueh yuan, eles também estudaram as 18 mãos de lohan de bodhidharma e fundiram os métodos para inventar 170 técnicas. Estes 170 métodos formaram a base do atual estilo shaolin, um estilo que é muito complexo em seus métodos e diversificação. Pai yu-feng ensinou que um homem tem cinco príncipios: força, ossos, espírito, tendões e ch'i (energia interior).

Seus 170 métodos continham a essência de cinco animais. Eram eles a serpente (she), o leopardo (pao), a garça azul (hao), o dragão (lung) e o tigre (hu). O tigre ensinou o método de força dos ossos; o dragão desenvolveu grande força do espírito; a garça azul ensinou o treinamento dos tendões; o estilo do leopardo representou extrema força e a serpente instruiu na capacidade de fluir o ch'i.

O sistema shaolin desmembrou-se em cinco estilos distintos. Isto porque havia cinco templos shaolin em vários distritos. O sistema original veio da província de honan. Os outros sistemas foram chamados de acordo com as províncias em que se situavam os templos: o-mei, wu-tang, fukien e kwang-tung. No sul (cantão), as cinco variedades de kung fu shaolin desenvolveram-se em sistemaas familiares: hung, lau, choy, li e mo. Cada uma dessas cinco famílias desenvolveu suas próprias artes: hung gar: da família hung. Fundado por hung hei gung. Usa a força externa e exercícios de tensão dinâminca e é excelente para desenvolver músculos e posturas fortes.

PARTE I I I

Lau gar: da família lau. Fundado por lau soam ngan, é um excelente sistema baseado em métodos manuais de médio alcance. Choy gar: da família choy. Fundado por choy gau yee, este não é o sistema choy li fut que é tão popular hoje. Embora tenha algumas semelhanças, a marca registrada de choy gar são seus métodos de ataque a longo alcance. Li gar: da família li. Fundado por li yao san, este sistema usa ataques de médio alcance com um murro poderoso de médio alcance. Mok gar: da família mok (ou mo). Fundado por mok ching giu, este sistema tem socos de curto alcance e métodos de chute muito poderosos. O mais fascinane aspecto dos 170 métodos de pai é seu fundamento nos movimentos dos animais, a saber, o tigre, o dragão, a garça azul, o leopardo e a serpente.

 

 

PARTE I I I

 hao: garça azul  é um estilo baseado em métodos e técnicas para fortalecer os tendões. Ele enfatiza o equilíbrio, o trabalho dos pés complexo e rápido, e um único movimento do punho chamado o bico da garça, no qual todos os dedos se unem na ponta para aplicar ações de bicar. A marca registrada do estilo garça azul é sua postura de uma perna e um punho muito alongado (chang ch'uan). Além destas técnicas, a garça azul também usa um punho curto (tuan ch'uan), técnicas de armadilha com o pulso e uma variedade de chutes. O estilo do leopardo (pao) desenvolve poder, velocidade e força, especialmente na parte inferior do corpo. O método do leopardo exibe golpes penetrantes e rápidos e uma atitude mental feroz.

A serpente (she) é talvez o aspecto mais interpretado dos cinco animais (wu-chia ch'uan), já que desenvolve a misteriosa energia intrínseca chamada ch'i. O estilo em si realça a elasticidade dos tendões e ligamentos, flexibilidade, movimentos diagonais defensivos e ofensivos e ataques velozes com os dedos. A mão da serpente usa às vezes dois dedos (o do meio e o indicador) ou os quatro dedos (que é o mais usado). O ataque com os dedos são aplicados nas partes moles do corpo do adversário, com movimentos circulares que açoitam, golpeiam de leve e saltam.

O dragão (long), um animal mítico do folclore chinês, desenvolve autoconfiança. Movimentos técnicos são aplicados com fortes torções do corpo (como a torção e sacudidela violenta do corpo e rabo do dragão). O estilo do dragão também usa uma postura baixa e potente do cavalo e desenvolve espírito forte por meio da graça e flexibilidade. Muitos sistemas completos de kung fu se originaram dos movimentos do dragão. A maioria se destaca por seus movimentos fluentes, técnicas de mão abundantes (umas 12 danças do punho ou kuen), chutes fortes e rápidos, uma variedade de movimentos circulares de perna e umas 28 séries de armas.

O tigre (hu) desenvolve força por meio do uso de tensão dinâmica e usa esta força para resgatar poderosas técnicas de mão de posturas muito baixas. A técnica de mão básica que distingue este estilo dos outros é a garra do tigre. O estilo do tigre geralmente investe para cima. (existem, contudo, exceções onde o estilo do tigre investe para fora horizontalmente.) Com o príncípio dos 170 métodos de pai, o kung fu começou um novo período de crescimento. Contudo, o kung fu não começou no templo shaolin, como muitos acreditam. Em vez disso, o kung fu começou a florescer através da influência de shaolin. Por volta desta época, o kung fu passou a ser categorizado como estilos (métodos) do norte e do sul. O rio yuangtze é tradicionalmente a demarcação entre o norte (mandarim) e o sul (cantonense).

PARTE  I

NORTE E SUL 

Os sistemas do norte destacam-se por suas técnicas de perna e seus padrões muito elegantes e extremamente trabalhados. Os métodos são ligeiros e graciosos. As técnicas do norte adotaram esta especialização (de acordo com a lenda) por causa do terreno montanhoso que desenvolvia pernas fortes. Outros acreditam que o tempo inclemente forçava as pessoas a usar roupas pesadas. Isto exigia pernas fortes, já que a parte superior do corpo era difícil de se mover com rapidez.

Os estilos do sul, por sua vez, não usam os métodos acrobáticos do norte, e por causa disto muitos acham que são mais fáceis de se aprender. Os estilos do sul usam posturas

PARTE I

baixas, técnicas de mão potentes e chutes baixos rápidos. O povo cantonense, que pronuncia kung fu como gung fu, é mais baixo e mais atarracado e prefere usar métodos de mão. A lenda diz que como o sul da china tem mais pântanos e água, o povo sulista remava mais, o que desenvolvia seus braços para técnicas de mão. Os praticantes do gung fu baseiam-se na velocidade, força, agilidade e resistência para executar seus ataques e defesas.

Esta é apenas uma pequena descrição nas divisões mais marcantes entre os estilos do sul e norte da china. Naturalmente existem outros fatores que se fazem pertinentes sobre as diferenças estratégicas nas aplicações de suas técnicas, principalmente costumes, filosofias, religiões, culturas regionais etc.

Os dois estilos mais singulares que se originaram do kung fu shaolin são a palma de ferro (t'ieh chang) e a mão de veneno (dim mark). A palma de ferro refere-se ao método de condicionar externamente a mão para torná-la dura. A idéia é ter uma arma sempre disponível que consiga atacar com a força da morte. Os praticantes da palma de ferro usam  de ervas chamado dit da jow. Usando isto, as mãos não demonstram sinais da capacidade mortífera. A mão de veneno refere-se à capacidade de atingir centros nervosos para causar um ferimento antagônico. Os praticantes da mão de veneno usam mais o ch'i (energia interior) do que condicionamento físico. Quando utilizada, há poucos sinais de ferimentos externos; contudo, a energia destrutiva danífica os órgãos internos.

PARTE I 

TAI-CHI (YIN-YANG)

O lado negro é chamado de yin (negativo) é a falta de luminosidade, o lado branco yang (positivo) representa a luminosidade do sol o yin e yang juntos significa o equilibrio da natureza tais como:o homem / mulher, céu / terra, água / fogo etc não exixte positivo sem negativo e vice-versa. O TAI-CHI é um simbolo criado há mais de 5000 anos.

CHI

Significa “ENERGIA VITAL” é o aproveitamento perfeito do yin/yang pelo lutador  de kung fu. Um lutador de chi elevado consegue controlar sua dor, e aumentar seu impactor nos golpes.  

PARTE I I I 

O NASCIMENTO DO WUSHU

Com o kung fu shaolin firmemente plantado no solo da china, a arte diversificou-se em milhares de estilos familiares distintos. Durante a dinastia sung (960-1279 d.c.), houve um grande aparecimento da sociedade de kung fu, nem todas promovendo boas ações. Sociedades tais como os dragões negros ou as tríades eram muito fechadas - quase como famílias. Seus objetivos iniciais não são claros, mas com o poder vem a corrupção, e muitas sociedades de kung fu voltaram-se para o crime. Não era raro encontrar um mestre de kung fu de uma determinada escola (kwoon) ou província vagando de vilarejo em vilarejo, testando sua habilidade. Muitas vezes havia duelos até a morte. Além de lutas mortais, havia muitas demonstrações públicas para atrair novos

PARTE I I I 

praticantes. De acordo com a crônica da capital de kaifeng, estes "shows de rua" eram muito populares.

Na dinastia ming (1368-1644 d.c.), o kung fu era conhecido historicamente como chi yung e a arte floresceu, especialmente no sul da china. Os estilos de shaolin do sul concentravam-se no templo shaolin, na província fukien. Wang lang da província de shang-tung criou o famoso estilo louva-a-deus (tang lang quan (do sul)), baseado nos movimentos do inseto de mesmo nome.

Os estilos da garça branca  e do macaco  surgiram também. Talvez, o maior evento internacional durante este período tenha sido a introdução do kung fu no japão. Ch'en yuan-ping viajou ao japão e introduziu o ch'in-na, uma forma de manipulação das juntas que acrescentou muito ao jujutsu japonês. A maior documentação histórica desta era ocorreu quando qi jiguang, um conhecido general, compilou um livro tratando de 16 diferentes estilos de exercícios com as mãos desarmadas e umas 40 técnicas com lança e bastões de três partes. Ele criou também uma série completa de teorias e métodos de treinamento, dando assim grandes contribuições ao kung fu.

Quando os manchus derrubaram a dinastia ming em 1644, eles estabeleceram a dinastia ch'ing, que caiu em 1911. O kung fu era chamado de pai ta, e 18 sistemas de armas para combate foram praticados. Sociedades secretas floresceram, especialmente a sociedade da lótus branca, que era enfatizada no taoísmo. As sociedades da dinastia ch'ing eram organizações que desejavam derrubar os manchus ou afastar as influências européias ocidentais de seu país.

Muitas sociedades ensinavam a seus membros que suas técnicas de kung fu os tornariam invencíveis, mesmo para balas de armas de fogo. Isto provocou a rebelião dos boxers (chamados "boxers" pelos estrangeiros, porque os chineses enfrantavam as balas desarmados). Naturalmente, mãos desarmadas não enfrentam balas, e a rebelião foi esmagada. Isto trouxe desrespeito para a validade do kung fu. Durante esta era, os métodos de kung fu interior (nei-chia) começaram a se tornar populares.

A era comunista foi introduzida depois da queda dos manchus. O kung fu agora passava a chamar-se wushu ou kuoshu. Poderosos chefes guerreiros, como feng yu-hsiang, treinavam seus soldados com kung fu, desenvolvendo muito respeito à arte. Em 1949, a república popular da china foi fundada, e muito tem sido feito desde então para promover o kung fu. Velhos métodos de luta voltaram a ser usados, e novos foram criados. Grupos de mestres foram formados para combinar e restabelecer vários métodos antigos, e o wushu nasceu. Só no final da década de 1960 que o kung fu começou a ser ensinado para os ocidentais, e arte se torna cada vez mais popular em todo o mundo.

Nota: o registro histórico chinês menciona, pela primeira vez, o kung fu no ano de 2674 a.c., ou seja, 4.676 anos já se passaram desde esse registro até o ano de 2002.

Fonte: livro segredos do kung fu - escrito by uniao ton lon kung fu

 

 

PARTE I  

A ORIGEM DO TERMO ARTES MARCIAIS

A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo deus marte aos homens.

As artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que a criou.

Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais. No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como wu shu na china e bu-shi-do no japão que também significam artes de guerra, ou "caminho do guerreiro".

Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes atuais que hoje são praticadas em todo o mundo como caratê, kung fu, tae-kwon-do, esgrima, arqueirismo, hipismo etc, e se diferem dos esportes de combate como o boxe, judo, luta olimpica, pois no esporte prevalecem as regras definidas para cada competição, já as modalidades que têm uma origem mais marcial têm como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, e com o enfoque principal na formação do caratér do ser humano. No japão, estas artes são chamadas de bu-dô ou "um caminho educacional através das lutas

PARTE I I 

A HISTÓRIA DAS ARTES MARCIAIS 

 

O boxe já era praticado no antigo mediterrâneo.

Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder, ensejando o surgimento de cobiça, inveja, e seu corolário, a agressão.

A necessidade abriu espaço para a profissionalização da proteção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como

PARTE I I

foco principal bodhidharma monge indiano que em viagem à china orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, é sabido históricamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas que o kung fu já existia na china há mais de cinco mil anos. Da china estes conhecimentos se expandiram por quase toda a ásia. Japão e coréia também têm tradição milenar em artes marciais.

 

Sistemas de classificação dos estilos de luta

Existem diversos sistemas distintos de classificação dos estilos de arte marcial, adotados por diferentes culturas em momentos históricos específicos.

Na china

Praticantes de tai chi chuan em treinamento

As artes de lutas estão classificadas em dois grupos:

  • wu shu = artes de guerra onde se encontra os estilos tradicionais mais antigos, que se sub dividem em: